terça-feira, 28 de julho de 2009

Lula apoia três no Rio. E aqui?

Quando eu digo que, se depender do presidente Lula, a Bahia terá mesmo dois palanques para a sua candidata do peito à presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vocês podem acreditar. Basta ver o que está acontecendo no Rio de Janeiro, onde a possibilidade maior é da existência de três palanques para Dilma.
Para desespero do governador Sérgio Cabral PMDB), que é aliado e está fechado com Lula e com Dilma, estão praticamente confirmadas as candidaturas de Garotinho, pelo PR (a legenda aceitou sua filiação a pedido de Dilma Rousseff), e de Lindberg Farias, atual prefeito de Nova Iguaçu, pelo PT (com o estímulo direto e o apoio do presidente Lula).
Com isto, o Palácio do Planalto tenta isolar de vez a aliança DEM-PSDB em terras cariocas, aumentando as possibilidades de vitória, ali, da candidatura do PT à sua sucessão. Nada inica que o comportamento de Lula será diferente em relação à Bahia, apesar de sua ligação fraternal com o governador Jaques Wagner.
Apesar da resistência do seu presidente regional, Jonas Paulo (leia aqui o post “PT esconjura o segundo palanque”) , acho que o PT baiano vai mesmo ter que engolir o segundo palanque.