quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Lapão comemora o dia da Consciência Negra

A Secretaria de Educação promoveu nesta terça-feira dia 20/11/07, uma grande festa no povoado de Lagoa de Gaudêncio para comemorar o dia da Consciência Negra, houve apresentações de grupos folcloricos, pau de fitas, cantadores de reisados e muitas apresentações, na oportunidade o Prefeito Municipal, inaugurou uma brinquedoteca na Escola Tomé de Souza onde contou com a participação de toda a comunidade e funcionários municipais.










terça-feira, 20 de novembro de 2007

Final da Copa de Futsal do município de Lapão

Realizada neste domingo dia 18/11/2007, na quadra poliesportiva de Lapão a final do campeonato de Futsal tendo como campeão a equipe do Aliança.





Isabel Fillardis e outros famosos falam sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta terça, 20. A data, escolhida para a reflexão sobre a condição do negro no Brasil e a luta contra a escravidão, coincide com a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Para comemorar a data, EGO quis saber de alguns dos principais atores negros do país como eles enxergam a sua inserção na sociedade. "Devemos sempre alertar a sociedade, de que deixar mais da metade do país fora do mercado de trabalho e sem acesso a uma educação decente é uma bobagem", diz o ator Milton Gonçalves, que participa de diversas entidades ligadas ao movimento negro. Neste ano, o ator realiza a segunda edição do seminário "Inserção e Realidade", que discute o tema. Na vida cultural, principalmente no cinema e na televisão, os negros vêm conquistando espaço nos últimos anos. Filmes como "Tropa de Elite", e novelas como "Da Cor do Pecado" e "Cobras & Lagartos", tiveram papéis principais interpretados por atores negros. Ainda assim, o momento atual ainda é de reflexão

INSERÇÃO LENTA
"As coisas estão melhorando, mas precisamos dar passos mais largos, principalmente nas artes. Quando um negro ganha um papel de destaque em uma novela, o retorno do público comprova a identificação com este personagem", alerta Isabel Fillardis, que elogia os colegas Lázaro Ramos e Taís Araújo pela representação da classe na TV. "Nos últimos cinco anos, Lázaro e Taís tiveram boas oportunidades e estão representando com dignidade a posição do ator negro, embora eu ainda tenha a impressão de que cobram sempre mais da gente do que de um ator branco", completa Fillardis.

MUITO O QUE FAZER
Sheron Menezes e Cris Vianna: atrizes negras da nova geração.
"Já sofri preconceito e me senti humilhada sim. Espero que meus filhos e netos não passem pelo que passei", diz a atriz Cris Vianna, que reconhece, apesar de tudo, uma melhora na condição do negro no Brasil.
Menos otimista está a atriz Chica Xavier. "Não temos muito o que falar, e sim ainda muito o que fazer", frisa a atriz, que interpreta a Setembrina, de "Duas Caras". "Infelizmente, na minha idade, não vou chegar a ver o dia em que os negros vão concorrer a bons papéis, de igual para igual", lamenta Chica, que completa 76 anos no mês de janeiro e que, em 2007, comemorou 50 anos de carreira. Chica Xavier, aliás, é tida como referência para as novatas. "Eu sou uma prova de que as coisas estão melhorando. Minha trajetória profissional só foi possível por causa da garra de atores como Chica Xavier e Milton Gonçalves, que são precursores na luta pelos direitos dos negros. Temos muito o que comemorar", diz Sheron Menezes.